h1

Hoje a noite terá uma Chuva de meteoros

05/05/2011

Não são “meteoros da paixão”, muito menos o Luan Santana… hahaha… Na noite desta quinta feira, dia 05, será possível ver um um espetáculo diferente,  uma chuva de meteoros do cometa Halley, visível a olho nu.Isso mesmo!

Dessa vez, quem estiver no Brasil, se a meteorologia ajudar, poderá assistir de camarote. De acordo com a NASA, as melhores condições de visibilidade estarão no hemisfério Sul e, em condições ideais, segundo a agência espacial americana, devem ser vistos entre 40 e 60 meteoros por hora. Para contemplar bem o fenômeno, o ideal é que se vá para um lugar sem muita iluminação.

Meteoros que passam perto da Terra são do cometa Halley, que se aproxima do planeta em períodos de 76 anos

Halley

O cometa Halley, Um resquício antigo da formação do Sistema Solar, completa uma volta ao redor do Sol a cada 76 anos. A última vez em que ele se aproximou da Terra foi em 1986. Atualmente, ele se encontra bem longe daqui, para onde só deve voltar novamente em 2061.

Ainda assim, a trilha de poeira gelada que ele deixa pode ser vista duas vezes por ano, quando nosso planeta cruza o caminho dessas partículas.

No mês de maio, essa chuva recebe o nome de Eta Aquarídea, porque o fenômeno parece começar perto dessa estrela da constelação de Aquário. Em outubro, ela se chama Orionídea.

Apesar de começarem na constelação de Aquário, não será preciso olhar diretamente para ela para ver os meteoros caindo, eles podem aparecer em qualquer parte do céu.

Vamos aguardar para ver!!!

Fonte: Folha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: